Na segunda-feira 1º de abril demos continuidade as nossas oficinas relacionadas a hardware livre com uma Oficina de Modelagem e Impressão 3D. Apesar da data, fizemos coisas bem reais e palpáveis: suportes para celular, chaveiros, suportes para fone de ouvido; nada de mentirinha.

Começamos com uma breve introdução às ferramentas de impressão 3D, partindo em seguida para alguns conceitos de modelagem com o Tinkercad (https://www.tinkercad.com/): objetos sólidos e orifícios, agrupamanto de objetos, alinhamento absoluto e relativo foram alguns dos recursos utilizados para a modelagem das peças.

 
 
 
 
 
 

Ao fim da etapa de modelagem, fizemos uma visita ao Laboratório de Impressão 3D do IME-USP para falar um pouco sobre o processo de impressão 3D em si. Abordamos as pricipais etapas do processo de impressão: fatiamento do modelo 3D para a geração de um modelo de camadas; configurações de densidade de preenchimento, borda e suporte de impressão; temperatura de extrusão para os tipos de filamento mais comuns (ABS e PLA), limpeza e aderência das peças na mesa de impressão; cuidados durante a impressão.

Seguem fotos de um dos objetos modelados pelos participantes da oficina que foi impresso ao longo da semana.

 
 

Agradeçemos a participação de todos. Obrigado e até os próximos eventos!