Instalar o software do Arduino (IDE) em computadores com Linux

Este documento explica como instalar o software do Arduino (IDE) em máquinas Linux.

Iniciando a instalação

O build (compilação) do software do Arduino (IDE) para Linux é, agora, um pacote que não requer procedimentos específicos para as várias distribuições Linux disponíveis aos usuários. A única informação sobre o sistema que influencia na instalação é o fato de a versão ser de 32 bits ou de 64 bits.

Faça o download do software do Arduino (IDE)

Obtenha a versão mais recente na página de download. Você pode escolher entre as versões 32, 64 e ARM. É muito importante que você escolha a versão certa para sua distribuição Linux. Clicando na versão escolhida, você vai para a página de doações e, então, pode abrir ou salvar o arquivo. Guarde-o no seu computador.

Instalação Linux - Salvando o Arquivo

Extraia o pacote

O arquivo é compactado e você precisa extraí-lo em uma pasta adequada, lembrando que ele será executado a partir desta pasta.

Instalação Linux - Extração

Execute o script de instalação

Abra a pasta arduino-1.6.x criada pelo processo de extração e localize o arquivo install.sh. Clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha a opção Executar no Terminal do menu contextual. O processo de instalação irá terminar rapidamente e você deverá ver um novo ícone em sua área de trabalho (desktop).

Se você não encontrar a opção para executar o script a partir do menu contextual, você deve abrir uma janela do Terminal e mover (usando o comando cd) para a pasta arduino-1.6.x. Digite o comando ./install.sh e aguarde o processo terminar. Então, você deverá ver um novo ícone em sua área de trabalho (desktop).

Instalação Linux - Script de Instalação

Siga as instruções específicas de sua placa

Quando o software do Arduino (IDE) estiver instalado corretamente, você pode acessar esta página para encontrar o link contendo as instruções específicas para a placa que você estiver usando.

Atenção!

Pode acontecer de, quando você enviar um sketch (esboço) (após ter selecionado sua placa e porta serial), você receber um Erro ao abrir a porta serial. Se você receber esse erro, precisará definir a permissão da porta serial.

Abra o Terminal e digite:

ls -l /dev/ttyACM*

Você obterá algo parecido com isso:

crw-rw---- 1 root dialout 188, 0 5 apr 23.01 ttyACM0

O “0”, no final do ACM, pode ser um número diferente, ou várias entradas podem ser retornadas. O dado que precisamos é o “dialout” (que é o grupo proprietário do arquivo).

Então, basta adicionarmos nosso usuário ao grupo do arquivo:

sudo usermod -a -G dialout <username>

Onde <username> é o seu nome de usuário no Linux. Você precisará reiniciar seu usuário (fazer logout e, em seguida, login) para que essa mudança realmente tenha efeito.

Instalação Linux - Adicionando o Usuário ao Grupo

Após este procedimento, você deverá ser capaz de prosseguir normalmente e fazer o upload do sketch (esboço) para a sua placa ou usar o Serial Monitor.


Link para a página original: Getting Started Guide - Linux.


Licença

O texto do guia de iniciação do Arduino está publicado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0. Os exemplos de código do guia são disponibilizados para o domínio público.