O que é Arduino?

Arduino é uma plataforma de eletrônica de código aberto baseada em hardware e software fáceis de usar. As placas Arduino são capazes de ler entradas - luz em um sensor, um dedo em um botão ou uma mensagem no Twitter - e, após fazer algum processamento, transformá-las em uma saída - ativar um motor, ligar um LED, publicar algo on-line, entre outros. Você pode dizer à sua placa o que fazer enviando um conjunto de instruções para o microcontrolador da placa. Para isso, você usa a linguagem de programação Arduino (baseada na linguagem Wiring) e o software do Arduino (IDE), baseado no ambiente de programação Processing.

Ao longo dos anos, o Arduino tem sido o cérebro de milhares de projetos, desde objetos cotidianos até instrumentos científicos complexos. Uma comunidade mundial de criadores - estudantes, amadores, artistas, programadores e profissionais - reuniu-se em torno desta plataforma de código aberto e suas contribuições formaram uma quantidade incrível de conhecimento acessível, que pode ser de grande ajuda para novatos e especialistas.

Arduino nasceu no Ivrea Interaction Design Institute como uma ferramenta fácil para prototipagem rápida, voltada para estudantes sem formação em eletrônica e programação. Assim que atingiu uma comunidade mais ampla, a placa Arduino começou a mudar para se adaptar a novas necessidades e desafios, diferenciando sua oferta de simples placas de 8 bits simples em produtos para aplicações IoT (internet das coisas), wearable (hardware “vestível”), impressão 3D e ambientes embutidos. Todas as placas Arduino são totalmente open-source, permitindo que os usuários as construam de forma independente e, eventualmente, as adaptem às suas necessidades específicas. O software também é open-source, e está crescendo através das contribuições dos usuários em todo o mundo.

Por que Arduino?

Graças à sua experiência de usuário (UX) simples e acessível, o Arduino tem sido utilizado em milhares de projetos e aplicações diferentes. O software Arduino é fácil de usar para iniciantes, mas suficientemente flexível para os usuários avançados. Ele pode ser executado em Mac, Windows e Linux. Professores e alunos usam-no para construir instrumentos científicos de baixo custo, para provar princípios de química e física, ou para dar os primeiros passos com programação e robótica. Desenhadores e arquitetos constroem protótipos interativos, músicos e artistas usam-no para instalações e experimentam com novos instrumentos musicais. Fabricantes e criadores, é claro, usam-no para construir muitos dos projetos exibidos na Maker Faire, por exemplo. Arduino é uma ferramenta chave para aprender coisas novas. Qualquer pessoa - crianças, amadores, artistas, programadores - pode começar a mexer apenas seguindo as instruções passo a passo de um kit ou compartilhando idéias on-line com outros membros da comunidade Arduino.

Existem muitos outros microcontroladores e plataformas de microcontroladores disponíveis para computação física. Parallax Basic Stamp, BX-24 da Netmedia, Phidgets, Handyboard do MIT e muitos outros oferecem funcionalidade semelhante. Todas essas ferramentas pegam os detalhes confusos e complexos de programação de microcontroladores e os envolve em um pacote fácil de usar. Arduino também simplifica o processo de trabalhar com microcontroladores mas, além disso, oferece algumas vantagens adicionais para professores, alunos e amadores interessados​:

  • Barato: placas Arduino são relativamente baratas em comparação com outras plataformas de microcontrolador. A versão mais barata do módulo Arduino pode ser montada manualmente, e mesmo os módulos Arduino pré-montados custam menos de 50 dólares americanos.
  • Multiplataforma (cross-platform): O software do Arduino (IDE) é executado em sistemas operacionais Windows, Macintosh OSX e Linux. A maioria dos sistemas de microcontroladores são limitados ao Windows.
  • Ambiente de programação simples e claro: O software do Arduino (IDE), como já foi dito, é fácil de usar para iniciantes, mas flexível o suficiente para que os usuários avançados também possam aproveitar a plataforma. Para os professores, é convenientemente baseado no ambiente de programação Processing e, assim, os alunos que estiverem aprendendo a programar nesse ambiente estarão familiarizados com o funcionamento do IDE do Arduino.
  • Software de fonte aberta e extensível: O software do Arduino (IDE) é publicado como ferramenta de código aberto, disponível para a extensão por programadores experientes. A linguagem pode ser expandida através de bibliotecas C++, e as pessoas que querem entender os detalhes técnicos podem dar um salto da linguagem de programação Arduino para a linguagem de programação AVR C, na qual ela se baseia. Da mesma forma, você pode incluir código AVR-C diretamente em seus programas Arduino se você quiser.
  • Código aberto e hardware extensível - Os planos das placas Arduino são publicados sob uma licença Creative Commons, para que designers de circuitos experientes possam fazer sua própria versão do módulo, estendê-la e melhorá-la. Mesmo os usuários relativamente inexperientes podem construir a versão “caseira” do módulo (baseada em uma protoboard/breadboard), a fim de entender seu funcionamento e/ou de economizar dinheiro.

Como eu uso Arduino?

Consulte o guia de primeiros passos. Se você está procurando inspiração, você pode encontrar uma grande variedade de tutoriais no Arduino Project Hub, um acervo de projetos feitos com Arduino.


Link para a página original: Getting Started Guide - Introduction.


Licença

O texto do guia de iniciação do Arduino está publicado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0. Os exemplos de código do guia são disponibilizados para o domínio público.