Instalando Bibliotecas Adicionais do Arduino
Uma vez que você esteja confortável com o software Arduino e usando as funções internas, pode surgir a vontade de estender a capacidade de seu Arduino, adicionando bibliotecas.
O que são Bibliotecas?
As bibliotecas são coleções de códigos que facilitam a conexão a um sensor, a uma tela, a um módulo, etc. Por exemplo, a biblioteca LiquidCrystal facilita o uso de visores LCD de caracteres. Há centenas de bibliotecas adicionais disponíveis para download na Internet. As bibliotecas internas e algumas dessas bibliotecas adicionais são listadas na referência do Arduino. Para usar as bibliotecas adicionais, você precisará instalá-las.
Como Instalar a Bibilioteca?
Usando o Library Manager (Gerenciador de Bibliotecas)
Para instalar uma nova biblioteca em seu IDE Arduino, você pode usar o Library Manager
(Gerenciador de Bibliotecas, disponível a partir da versão 1.6.2 do IDE). Abra o IDE e clique no menu Sketch
e, em seguida, Include Library > Manage Libraries
.
Em seguida, o gerenciador de bibliotecas será aberto e você verá lista de bibliotecas que já estão instaladas ou prontas para instalação. Neste exemplo, instalaremos a biblioteca Bridge. Percorra a lista para localizá-la e, em seguida, selecione a versão da biblioteca que deseja instalar. Às vezes, apenas uma versão da biblioteca está disponível. Se o menu de seleção de versão não aparecer, não se preocupe: é normal.
Por fim, clique em instalar e aguarde até que o IDE instale a nova biblioteca. O download pode levar algum tempo, dependendo da velocidade da sua conexão. Quando terminar, uma tag INSTALLED
deve aparecer ao lado da biblioteca Bridge. Você pode fechar o gerenciador de biblioteca.
Agora você pode encontrar a nova biblioteca disponível no menu Include Library
. Se você quiser adicionar sua própria biblioteca, abria um novo issue
no github.
Importando uma Biblioteca .zip
Muitas vezes, bibliotecas são distribuídas como um arquivo .zip
ou pasta. O nome da pasta é o nome da biblioteca. Dentro da pasta haverá um arquivo .cpp
, um arquivo .h
e, muitas vezes, um arquivo keywords.txt
, pasta de exemplos e outros arquivos necessários para a biblioteca. A partir da versão 1.0.5, você pode instalar bibliotecas de terceiros no IDE. Não descompacte a biblioteca baixada, deixe-a como está.
No IDE do Arduino, navegue até Skectch > Include Library
. Na parte superior da lista dropdown, selecione a opção Add .ZIP Library
.
Retorne ao menu Skectch > Import Library
. Agora você deve ver a biblioteca na parte inferior do menu dropdown. Ela está pronta para ser usada em seu esboço. O arquivo .zip
terá sido extraído na pasta de bibliotecas do diretório de esboços do Arduino.
Nota: a Biblioteca estará disponível para uso em esboços, mas os exemplos para a biblioteca não serão expostos no menu `File > Examples’ até que o IDE seja reiniciado.
Instalação Manual
Para instalar a biblioteca, primeiro feche a aplicação Arduino. Em seguida, descompacte o arquivo .zip
que contém a biblioteca. Por exemplo, se você estiver instalando uma biblioteca chamada “ArduinoParty”, descompacte ArduinoParty.zip, que deverá conter uma pasta chamada ArduinoParty, com arquivos como ArduinoParty.cpp e ArduinoParty.h dentro.
Nota: Se os arquivos .cpp
e .h
não estiverem em uma pasta, você precisará criar uma. Neste caso, você criaria uma pasta chamada “ArduinoParty” e moveria para ela todos os arquivos que estavam no arquivo .zip
, como ArduinoParty.cpp e ArduinoParty.h.
Arraste a pasta ArduinoParty para a sua pasta de bibliotecas. No Windows, ela provavelmente estará em “My Documents\Arduino\libraries”. Para usuários de Mac, provavelmente será “Documents/Arduino/libraries”. No Linux, será a pasta “libraries” em seu sketchbook.
Sua pasta de bibliotecas do Arduino deve ficar assim (no Windows):
My Documents\Arduino\libraries\ArduinoParty\ArduinoParty.cpp
My Documents\Arduino\libraries\ArduinoParty\ArduinoParty.h
My Documents\Arduino\libraries\ArduinoParty\examples
...
Ou assim (no Mac e no Linux):
Documents/Arduino/libraries/ArduinoParty/ArduinoParty.cpp
Documents/Arduino/libraries/ArduinoParty/ArduinoParty.h
Documents/Arduino/libraries/ArduinoParty/examples
...
Pode haver mais arquivos do que apenas os arquivos .cpp
e .h
, apenas certifique-se de que eles estão todos lá.
Nota
: A biblioteca não funcionará se você colocar os arquivos .cpp
e .h
diretamente na pasta de bibliotecas ou se eles estiverem aninhados em uma pasta extra. Por exemplo: Documents\Arduino\libraries\ArduinoParty.cpp e Documents\Arduino\libraries\ArduinoParty\ArduinoParty\ArduinoParty.cpp não funcionarão.
Por fim, reinicie o aplicativo Arduino. Certifique-se de que a nova biblioteca aparece no item de menu Sketch > Import Library
do IDE. E é isso aí! Você instalou uma biblioteca!
Link para a página original: Getting Started Guide - Libraries.
Licença
O texto do guia de iniciação do Arduino está publicado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0. Os exemplos de código do guia são disponibilizados para o domínio público.