Tivemos a ideia de fazer um sistema de comunicação por luz inspirados em cabos de fibra ótica, que utilizam este princípio. No entanto, o laser (proveniente de uma caneta a laser desmontada) e o LDR que usamos tinham um tempo de resposta muito lento. Isso impossibilitou que nós utilizássemos a própria comunicação serial como protocolo de comunicação - tentamos até em velocidades muito baixas, baute rate por volta de 5.

Para driblar esse problema optamos pelo código morse. Escrevemos um código simples que descarta um byte e para cada bit enviamos um sinal. Se o bit é 1 temos um pulso de duração 2x, se for 0 o pulso será de apenas x. Entre cada byte há um intervalo de 3x para caracterizar o seu fim.

Com esse código conseguimos enviar texto em uma distância de aproximadamente 5 metros. O inconveniente desse projeto é que é difícil alinhar o laser com o LDR em 5 metros.

Para montar esse projeto, é necessário ter um módulo laser e um sensor LDR. Além disso é preciso calibrar o receptor em “Receiver.ino”. É um projeto simples e fácil de fazer.

Veja o código em nosso Github.

 

Note que no lugar do laser você pode usar um LED comum, no entanto a distância de transmissão será bem menor.


Autores