O grupo

Visando promover estudos ligados à área de hardware livre, foi criado um grupo no CCSL para práticas com o Arduino. O nosso objetivo é além de inicialmente dominar a tecnologia envolvida com este tipo de dispositivo, conduzir pesquisas originais com hardware livre em geral. As aplicações em pesquisa são exploradas por alunos de graduação, mestrado e doutorado. Nosso intuito é aumentar o leque de aplicações do hardware aberto em pesquisa envolvendo diversas áreas da ciência. Já realizamos projetos relacionados com as áreas de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Arquitetura, Artes Plásticas, Biologia, Bioquimica, Computação Musical, Farmácia, Física, Música e outras áreas. Estamos abertos para novos projetos e parcerias.

Com encontros semanais desde o final de 2013, o grupo já realizou reuniões didáticas com aulas envolvendo conceitos básicos voltados tanto à parte de eletrônica quanto de programação. Semestralmente organizamos um ciclo de aulas para que novos integrantes tenham a possibilidade de integrar-se de forma mais tranquila ao grupo. Além disso, são realizadas reuniões nas quais desenvolvem-se experimentos simples analisando desde o conceito à prototipação para mostrar quão simples pode ser o uso de hardware livre.

Encontros

Quem tiver interesse em participar, basta aparecer nas reuniões que será bem recebido.

Reuniões no segundo semestre de 2018:

  • Local: Auditório do CCSL e/ou Laboratório de Extensão, ambos no IME-USP
  • Dia: Sextas-Feiras (veja o nosso calendário para saber o que vai acontecer em casa dia)
  • Horário: das 13:30h às 18h

Mapa:

Para aqueles que gostam de precisão: -23.5588111,-46.7317217. Para os menos precisos: R. do Matão, 1010 - Cidade Universitaria, São Paulo - SP, 05508-090.

Impresoras 3D

O grupo é reponsável pela manutenção e administração das 4 impressoras 3D do IME. Se você quiser imprimir algo, fale conosco. Para visializar os projetos já impressos acesse essa página (ainda em constução).

Participantes do Grupo

Acesse essa página.