O grupo de Hardware Livre USP ganhou da Intel uma doação placas Galileo geração 1 e 2.

O sistema fornecido pela Intel (Yocto) é uma boa distribuição Linux, no entanto é difícil instalar pacotes nele (não possui apt-get). Para resolver isso, instalamos o Debian na placa. Nesse post divulgaremos como foi feito isso e todos os problemas que sofremos.

Para conseguir realizar a instalação, siga os passos sugeridos nesta lista de discussão. Os comandos executados são provenientes do Linux, portanto faça esse tutorial usando um Linux!

Problemas

  • segfault in libpthread, isso provavelmente vai acontecer, pois o Debian utiliza uma instrução que não funciona no processador da placa. Esse problema pode ser resolvido seguindo o comentário 39 na lista de discussão.

  • Visualizar o que está acontecendo: para visualizar o que está acontecendo na placa, você deve ligá-la no serial do seu computador. Tudo pode ser realizado pelo monitor serial, no entanto você verá um monte de números estranhos. Para dar significado a esses números, execute cu -l /dev/tty.usbmodem1421 -s 115200 (vai criar um modo interativo com o console e o serial).

 
 
Sistema de boot da Intel Galileo
  • Deixar a rede ligada: para isso basta editar o arquivo /etc/network/interfaces do Debian. Mais informações pode ser vistas aqui.

Para facilitar, fizemos esse arquivo. Ele é a imagem completa do nosso microSD. Ou seja, basta descompactar esse arquivo em um cartão de memória formatado em FAT32 e você já terá sua placa com o Debian funcionando! Nesse o usuário principal é harduime e a senha é gc3cap, a senha do root é a mesma. O bom desse sistema é que ele já vem com os seguintes itens instalados:

  • Rede configurada para DHCP
  • OpenMPI 1.4.5
  • SSH
  • sudo

AVISO: em /home/harduime/.ssh/authorized_keys existe uma chave pública de um usuário do grupo.

Conectando via SSH