Hardware Livre USP: Guia de Iniciação do Arduino

Esse tutorial marca o início de um projeto que estava há algum tempo no backlog do grupo: traduzir o guia de iniciação e os tutoriais oficiais do site do Arduino.

Esses tutoriais são a melhor opção para quem quer aprender Arduino “do zero”, mas atualmente eles são disponibilizados apenas em inglês e em chinês, dificultando muito a vida de quem não domina nenhum desses dois idiomas, já que os sistemas online de tradução ainda não são tão precisos.

Por isso, o grupo teve a ideia de traduzir esses turoriais e disponibilizá-los para a comunidade, a fim de difundir ainda mais os conhecimentos básicos e avançados sobre Arduino. Como, no entanto, alguns leitores que saber ler textos em inglês também podem optar por fazer uso desse material traduzido, não deixaremos de compartilhar as referências que estejam disponíveis apenas em inglês.

Instale o Software do Arduino (IDE)

Clique em um dos quatro links abaixo para obter instruções passo a passo sobre como configurar o Arduino Software (IDE) em seu computador, de acordo com seu sistema operacional.

Instruções para as Placas

Aprenda sobre Arduino

Para obter uma lista completa dos tutoriais (em inglês), visite a seção de Fundações (Foundations), onde você encontrará um conhecimento aprofundado sobre os princípios e técnicas por trás da plataforma Arduino. Desenvolver os projetos do Arduino StarterKit e ler o livro ‘Getting Started in Arduino’ (disponível em inglês) são ótimas maneiras de começar a aprender e a colocar as mãos na massa com os principais conceitos da plataforma Arduino: programação e eletrônica.

O que posso fazer com uma placa Arduino ou Genuino?

Se você não tiver certeza sobre o que quer construir em seu primeiro projeto, você pode experimentar o Arduino and Genuino Starter Kit (Kit Inicial p/ Arduino e Genuino). Ele irá guiá-lo desde seus primeiros passos com a eletrônica até o mundo de objetos providos de sensores e interatividade. Se você busca inspiração, você pode encontrar uma grande variedade de tutoriais no Arduino Project Hub, um acervo de projetos feitos com Arduino.


Link para a página original: Getting Started Guide - Home.


Licença

O texto do guia de iniciação do Arduino está publicado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0. Os exemplos de código do guia são disponibilizados para o domínio público.